terça-feira, 22 de novembro de 2016

Como iniciar com a Tinta Acrílica

As tintas acrílicas geralmente são produzidas com os mesmos pigmentos que as tintas a óleo e as aquarelas. A principal diferença é que na acrílica estes pigmentos, ao invés de triturados em óleo de linhaça ou goma arábica, são ligados por uma resina plástica sintética.

Seu efeito, depois de seca, é o de uma camada plástica, transparente, de grande brilho e luminosidade. A secagem rápida, a boa permanência das cores e o custo reduzido a transformaram hoje na escolha de muitos artistas profissionais.

Para conhecer melhor a sua textura e aplicabilidade, faça o seguinte teste:

Em um pedaço de papel DUPLEX OU TRIPLEX, previamente fixado à uma superfície rígida, desenhe uma tabelinha com 3 colunas e diversas linhas.

Na primeira coluna pincele a cor pura, na segunda a cor diluída com pouca água e na terceira a cor diluída com 50% de água.


Experimente várias cores até que esteja completamente segur@ das suas pinceladas.

O MÉDIUM ACRÍLICO

Outro conhecimento importante é a aplicação do médium acrílico - preparado que ao ser acrescentado à tinta acrílica, além de aumentar a fluidez, retarda o tempo de secagem.

Entre os materiais nacionais :

MÉDIUM ACRÍLICO > CORFIX 
MÉDIUM ACRÍLICO > ACRILEX
MÉDIUM ACRÍLICO > GATO PRETO
Todos os três produtos nacionais retardam a secagem da tinta acrílica e devem ser usados moderadamente. Para conhecer melhor a sua textura e aplicabilidade, faça o seguinte teste:

Você pode usar ou não a tabelinha, mas na primeira coluna pincele a cor pura, na segunda a cor diluída com uma gotinha de médium e na terceira a cor diluída com um pouco mais de médium e assim por diante.


Observe que o médium deve ser acrescentado às gotinhas pois uma quantidade muito grande não permitirá que a tinta seque.


Conhecendo a reação da tinta você se sentirá mais seguro para pintar!


Se ainda restarem dúvidas, não se acanhe - me escreva:
fatelier@defatima.com.br
Mais dicas em nosso curso ONLINE de PINTURA ACRÍLICA
http://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html