quinta-feira, 28 de julho de 2011

O que é Desenho de Observação?



Leandra Stopa
aluna do curso de Desenho online


 O Desenho de observação é aquele onde utilizamos um modelo real para desenvolver a percepção visual - capacidade de observação de forma, luz e volumes.


Para conseguirmos um bom desempenho no desenho é fundamental uma observação cuidadosa. Começa assim a formação do verdadeiro desenhista: aprendendo a observar!


Desenhar os objetos de sua própria casa é particularmente interessante, pois obriga-o a olhar de fato para aquelas coisas que, de tão familiares, acabam passando despercebidas aos olhos.

Você verá que mesmo um bule ou um sapato tem características que só se revelam quando desenhadas.

Naturalmente não devemos escolher um modelo por ser ele mais fácil ou mais difícil - aqui vai estar expressa a alma do artista, seus gostos, sua história, sua mensagem. Por isto, escolha sempre um modelo porque gosta. Escolha o seu modelo principalmente porque ele pode dizer do seu sentimento.

“A expressão essencial de uma obra depende quase inteiramente da projeção do sentimento do artista; obtido a partir do modelo, e não da exatidão orgânica deste.” Matisse

"Não tema os erros – eles não existem."
Miles Davis

Áurea Pacheco
aluna do curso de Desenho online
“O pintor (artista) deve estar à frente do modelo sem idéias preconcebidas. Tudo deve chegar-lhe ao espírito como numa paisagem lhe chegariam todos os seus odores: da terra, das flores, associadas aos jogos das nuvens, aos movimentos das árvores e aos diferentes ruídos do campo.” Matisse

É útil saber observar as proporções daquilo que se desenha.

Josielle Z. Barboza
aluna do curso de Desenho online




Proporção é a relação dimensional entre as partes de uma composição entre si e destas com relação ao todo. É muito importante que estejamos atentos à proporção, ou seja, que as formas desenhadas não estejam grandes demais ou pequenas demais em relação ao modelo e em relação umas às outras. 










Josielle Z. Barboza
aluna do curso de Desenho
online
As formas perdem os detalhes, assim como as cores perdem as suas características específicas à medida que estão mais distantes de nós.

Podemos ver a forma das folhas e dos galhos, por exemplo, mesmo os mais delicados, de uma árvore situada a dois metros de nós, mas não podemos distinguir estes detalhes da mesma forma se a árvore estiver a cem metros de distância.





 
No Desenho de Observação aprendemos a ver a coisa como ela é!

Marilene Oberto
aluna do curso de Desenho online